Edição número 5 ano 2013
[versão na íntegra para download]
Editorial
Por que ler
A Orson chega a sua quinta edição sintonizada com a urgência dos acontecimentos.
Seção Primeiro Olhar - especial CINEMA DISTÓPICO
O mundo apocalíptico de 1984 e a paranoia de vigilância hoje
Humberto Pereira da Silva
Prisões que escolhemos para viver
Alysson Tadeu Alves de Oliveira
O fogo na distopia: Leblon em Chamas e Riocorrente
Ivonete Pinto
Seção Primeiro Olhar
Sobre a temporalidade do som para audiovisual
Gerson Rios Leme
A cidade através da imagem: a fronteira entre experiência do vivido e experiência midiática nos espaços urbanos
Guilherme Carvalho da Rosa
Drama entre duas linguagens: o trabalho do ator no curtametragem EmSaias
Cândice Moura Lorenzoni
Novos caminhos para exibição de cinema/vídeo independente no Brasil
Josias Pereira
Evolução crítica e representação social das séries de animação
André Luis Porto Macedo
Seção O Processo
O problema da indexação em gêneros contemporâneos: Trabalhar cansa e a perspectiva de um cinema fantástico nacional
Pedro Felipe Leite Carcereri
Rede de influências: As bases linguísticas do suspense no cinema contemporâneo
Caio de Marco
Calças, saias e quinquilharias mundanas: uma análise do vestuário do filme Lavoura arcaica pelo viés da tradução coletiva
Augusto Rodrigues da Silva Junior
A ressignificação em Nam June Paik
Carolina Monteiro Alves
Entrevistas
Entrevista: Paulo Sacramento
Ivonete Pinto
Entrevista: Cristiano Scherer - Som para cinema
Gerson Rios Leme
Entrevista: Edu Felistoque
Josias Pereira