Edição número 5 ano 2013
[versão na íntegra para download]

Editorial


Por que ler
A Orson chega a sua quinta edição sintonizada com a urgência dos acontecimentos.

Seção Primeiro Olhar - especial CINEMA DISTÓPICO

O mundo apocalíptico de 1984 e a paranoia de vigilância hoje
Humberto Pereira da Silva

Prisões que escolhemos para viver
Alysson Tadeu Alves de Oliveira

O fogo na distopia: Leblon em Chamas e Riocorrente
Ivonete Pinto

Seção Primeiro Olhar

Sobre a temporalidade do som para audiovisual
Gerson Rios Leme

A cidade através da imagem: a fronteira entre experiência do vivido e experiência midiática nos espaços urbanos
Guilherme Carvalho da Rosa

Drama entre duas linguagens: o trabalho do ator no curtametragem EmSaias
Cândice Moura Lorenzoni

Novos caminhos para exibição de cinema/vídeo independente no Brasil
Josias Pereira

Evolução crítica e representação social das séries de animação
André Luis Porto Macedo

Seção O Processo

O problema da indexação em gêneros contemporâneos: Trabalhar cansa e a perspectiva de um cinema fantástico nacional
Pedro Felipe Leite Carcereri

Rede de influências: As bases linguísticas do suspense no cinema contemporâneo
Caio de Marco

Calças, saias e quinquilharias mundanas: uma análise do vestuário do filme Lavoura arcaica pelo viés da tradução coletiva
Augusto Rodrigues da Silva Junior

A ressignificação em Nam June Paik
Carolina Monteiro Alves

Entrevistas

Entrevista: Paulo Sacramento
Ivonete Pinto

Entrevista: Cristiano Scherer - Som para cinema
Gerson Rios Leme

Entrevista: Edu Felistoque
Josias Pereira