Edição número 10 ano 2016
[versão na íntegra para download]

Editorial


Por que ler
Chegamos à 10ª edição, ressaltando a diversidade de interesses do audiovisual.

Seção Primeiro Olhar

Sair de si mesmo – imagens extáticas no cinema brasileiro do início dos anos 2000
Bruno Leites

Abertura de novelas: apropriações artísticas contemporâneas
Victória Ester Tavares da Costa

Young Animator Training Project e a identidade nacional japonesa no processo técnico do anime
Karen K. Kremer

Concepções sonoras criativas para audiovisual: aprendendo a escutar para saber o que ouvir
Gerson Rios Leme


A metáfora na lógica da representação em Praia do futuro
Camila Vieira da Silva

As cinematografias periféricas e o international style
Ivonete Pinto

O Percurso Gerativo de Sentido e a prática cinematográfica
Josias Pereira

Seção O Processo

Hiroshima mon amour: A representação da história e da memória sob a perspectiva de Andreas Huyssen
Renata Pinheiro Souto

A imagem da palavra e a palavra do vídeo: relações possíveis entre a videoarte e a poesia concreta
Laís Ferreira Oliveira

Orson Welles sob a luz de Shakespeare
Cícero Pedro Leão de Almeida Oliveira e Nísio Antônio Teixeira Ferreira

Elena: a identidade contemporânea no filme de Petra Costa
Rebeca Ferreira


Um breve olhar sobre a relação entre o pensamento imagético e o conceitual
Victor Henrique de Souza Ortolan

O Regresso e o nascimento de uma nação
Diêgo Rodrigues da Silva Sousa

Som e silêncio nas telas e salas de cinema
Yasmin Pires e André Villa


Seção Dom Quixote

Tipos na tela e em movimento
Guilherme Carvalho da Rosa

O incrível cinema norte-coreano
Ivonete Pinto

Entrevistas

Entrevista: Bruno Polidoro

Renato Cabral

Entrevista: Jahandir Mammadov
Ivonete Pinto