Edição número 9 ano 2015
[versão na íntegra para download]
Editorial
Por que ler
A nona edição da revista Orson talvez seja uma das mais ecléticas em termos temáticos.
Seção Primeiro Olhar
Drogas, política e interculturalismo: a narrativa seriada criminal em Narcos
Luiza Lusvarghi
As potencialidades da distribuição alternativa de filmes: o Cine UFPel no contexto da sociedade do conhecimento
Cíntia Langie
Aspectos da distribuição cinematográfica no Brasil: reflexões sobre majors e independentes
Marília Schramm Régio
As crônicas de gelo, fogo e ferro: o imaginário medieval na identidade visual gráfica do audiovisual contemporâneo
Ana Paula Penkala
Lucas Pereira
A teoria da Bauhaus e o movimento: aproximações entre animação experimental e linguagem visual na década de 1920
Guilherme Carvalho da Rosa
Fantasmagoria audiovisual: daquilo que se vê àquilo que nos olha
Michael A. Kerr
As cinematografias periféricas e a Mostra de São Paulo
Ivonete Pinto
Woody de Toy story: Um estudo de personagem no discurso da Pixar
André Luis Porto Macedo
Direção de atores: análise ativa e Percurso Gerativo de Sentido
Josias Pereira
Seção O Processo
Preparando atores no curta-metragem Ruptura
Douglas Ostruca
O sopro do espírito: a voz devocional no cinema de Malick
Guilherme Lobão de Queiroz
Sérgio Araújo de Sá
A perda da materialidade na imagem fotográfica dentro do cinema e sua estética documental em O Som ao Redor
Graziele Cardozo
Manhã Cinzenta e o cinema libertário de Olney São Paulo
Camila Albrecht Freitas
O direito de sonhar: migração, rupturas e choques culturais em Terra Estrangeira
Noédson Conceição Santos
Colagem: história e falso documentário na Colômbia
Alejandro Escobar Hoyos
Além das anacondas: representações sobre a Amazônia, de Hollywood aos videastas regionais
Rafael de Figueiredo Lopes
Cine Fragata: entretenimento nos anos de 1949 a 1984
Bruna Facchinello
Carla Gastaud
Marlise Buchweitz Klug
Tatiana Lebedeff
Seção Dom Quixote
Quadro geral do cinema brasileiro hoje
Humberto Pereira da Silva
A memória universal de cada um
Ivonete Pinto
O ensaio como quarto domínio das imagens
Adriana Yamamoto
Dois pontos de vista no cinema: o ontológico e o ético
Humberto Pereira da Silva
Entrevistas
ENTREVISTA: Amir Escandari
ENTREVISTA: Bernie Rão