Edição número 9 ano 2015
[versão na íntegra para download]

Editorial


Por que ler
A nona edição da revista Orson talvez seja uma das mais ecléticas em termos temáticos.

Seção Primeiro Olhar

Drogas, política e interculturalismo: a narrativa seriada criminal em Narcos
Luiza Lusvarghi

As potencialidades da distribuição alternativa de filmes: o Cine UFPel no contexto da sociedade do conhecimento
Cíntia Langie

Aspectos da distribuição cinematográfica no Brasil: reflexões sobre majors e independentes
Marília Schramm Régio

As crônicas de gelo, fogo e ferro: o imaginário medieval na identidade visual gráfica do audiovisual contemporâneo
Ana Paula Penkala
Lucas Pereira

A teoria da Bauhaus e o movimento: aproximações entre animação experimental e linguagem visual na década de 1920
Guilherme Carvalho da Rosa

Fantasmagoria audiovisual: daquilo que se vê àquilo que nos olha
Michael A. Kerr

As cinematografias periféricas e a Mostra de São Paulo
Ivonete Pinto

Woody de Toy story: Um estudo de personagem no discurso da Pixar
André Luis Porto Macedo

Direção de atores: análise ativa e Percurso Gerativo de Sentido
Josias Pereira

Seção O Processo

Preparando atores no curta-metragem Ruptura
Douglas Ostruca

O sopro do espírito: a voz devocional no cinema de Malick
Guilherme Lobão de Queiroz
Sérgio Araújo de Sá

A perda da materialidade na imagem fotográfica dentro do cinema e sua estética documental em O Som ao Redor
Graziele Cardozo

Manhã Cinzenta e o cinema libertário de Olney São Paulo
Camila Albrecht Freitas

O direito de sonhar: migração, rupturas e choques culturais em Terra Estrangeira
Noédson Conceição Santos

Colagem: história e falso documentário na Colômbia
Alejandro Escobar Hoyos

Além das anacondas: representações sobre a Amazônia, de Hollywood aos videastas regionais
Rafael de Figueiredo Lopes

Cine Fragata: entretenimento nos anos de 1949 a 1984
Bruna Facchinello
Carla Gastaud
Marlise Buchweitz Klug
Tatiana Lebedeff

Seção Dom Quixote

Quadro geral do cinema brasileiro hoje
Humberto Pereira da Silva

A memória universal de cada um
Ivonete Pinto

O ensaio como quarto domínio das imagens
Adriana Yamamoto

Dois pontos de vista no cinema: o ontológico e o ético
Humberto Pereira da Silva

Entrevistas

ENTREVISTA: Amir Escandari

ENTREVISTA: Bernie Rão