Edição número 10 ano 2016
[versão na íntegra para download]
Editorial
Por que ler
Chegamos à 10ª edição, ressaltando a diversidade de interesses do audiovisual.
Seção Primeiro Olhar
Sair de si mesmo – imagens extáticas no
cinema brasileiro do início dos anos 2000
Bruno Leites
Abertura de novelas: apropriações artísticas contemporâneas
Victória Ester Tavares da Costa
Young Animator Training Project e a identidade nacional japonesa no processo técnico do anime
Karen K. Kremer
Concepções sonoras criativas para audiovisual: aprendendo a escutar para saber o que ouvir
Gerson Rios Leme
A metáfora na lógica da representação em Praia do futuro
Camila Vieira da Silva
As cinematografias periféricas e o international style
Ivonete Pinto
O Percurso Gerativo de Sentido e a prática cinematográfica
Josias Pereira
Seção O Processo
Hiroshima mon amour: A representação da história e da memória sob a perspectiva de Andreas Huyssen
Renata Pinheiro Souto
A imagem da palavra e a palavra do vídeo: relações possíveis entre a videoarte e a poesia concreta
Laís Ferreira Oliveira
Orson Welles sob a luz de Shakespeare
Cícero Pedro Leão de Almeida Oliveira e Nísio Antônio Teixeira Ferreira
Elena: a identidade contemporânea
no filme de Petra Costa
Rebeca Ferreira
Um breve olhar sobre a relação entre o pensamento imagético e o conceitual
Victor Henrique de Souza Ortolan
O Regresso e o nascimento de uma nação
Diêgo Rodrigues da Silva Sousa
Som e silêncio nas telas e salas de cinema
Yasmin Pires e André Villa
Seção Dom Quixote
Tipos na tela e em movimento
Guilherme Carvalho da Rosa
O incrível cinema norte-coreano
Ivonete Pinto
Entrevistas
Entrevista: Bruno Polidoro
Renato Cabral
Entrevista: Jahandir Mammadov
Ivonete Pinto