Edição número 8 ano 2015
[versão na íntegra para download]

Editorial


Por que ler
Esta edição da Orson comemora o centenário de Orson Welles.

Seção Primeiro Olhar especial: Dossiê ORSON WELLES

Cidadão Kane: entre as graças da crítica e a incompreensão do público
Alice Dubina Trusz

O Othello de Welles e a sombra da referência
Humberto Pereira da Silva

A narrativa sonora potencializada pelas escutas causal e semântica em A Guerra dos Mundos de Orson Welles
Gerson Rios Leme

Cem Orson
Ivonete Pinto

Seção Primeiro Olhar

Adirley Queirós: representação não-terceirizada da periferia
Carlos Eduardo Ribeiro

Sartre e o cinema
Apresentação: Maria Caú
Tradução: Renato Pardal Capistrano


Trilogia das cores de Kieslowski
Rodrigo Araújo Magalhães

Seção O Processo

O estilo de James Gray e a continuidade intensificada: a encenação no filme Amantes
Thiago Rodrigues Silveira

Reverberações de Lee Man-hee no cinema coreano contemporâneo
Gilson José Fagundes Júnior

O contemporâneo no filme Uma longa viagem
Douglas Ostruka

A aplicação do “eu-câmera” em Viajo porque preciso, volto porque te amo
Mateus Neiss

A ditadura civil-militar sob o olhar de uma criança
Laudia de Oliveira Bolzan

Em torno do ruído no cinema: O som ao redor e a ideia cinematográfica
Laís Ferreira Oliveira

Spring Breakers, de Harmony Korine: um retrato da geração dos anos 2010
Bettina Wieth Gonçalves

Sétima arte, um patrimônio cultural
Bruna Facchinello

One nation, Underwood: Netflix e a vanguarda da nova televisão
Karen K. Kremer

Seção Dom Quixote

Welles, por Bazin
Ivonete Pinto

Homens difíceis: nos bastidores das séries norte-americanas
Cíntia Langie

Abrindo os armários de Stanley Kubrick
Renato Cabral de Oliveira

Manual do Direito do Entretenimento
Liângela Xavier1

Entrevistas

ENTREVISTA: Rodrigo Grota

ENTREVISTA: Ivo Müller