Edição número 8 ano 2015
[versão na íntegra para download]
Editorial
Por que ler
Esta edição da Orson comemora o centenário de Orson Welles.
Seção Primeiro Olhar especial: Dossiê ORSON WELLES
Cidadão Kane: entre as graças da crítica e a incompreensão do público
Alice Dubina Trusz
O Othello de Welles e a sombra da referência
Humberto Pereira da Silva
A narrativa sonora potencializada pelas escutas causal e semântica em A Guerra dos Mundos de Orson Welles
Gerson Rios Leme
Cem Orson
Ivonete Pinto
Seção Primeiro Olhar
Adirley Queirós: representação não-terceirizada da periferia
Carlos Eduardo Ribeiro
Sartre e o cinema
Apresentação: Maria Caú
Tradução: Renato Pardal Capistrano
Trilogia das cores de Kieslowski
Rodrigo Araújo Magalhães
Seção O Processo
O estilo de James Gray e a continuidade intensificada: a encenação no filme Amantes
Thiago Rodrigues Silveira
Reverberações de Lee Man-hee no cinema coreano contemporâneo
Gilson José Fagundes Júnior
O contemporâneo no filme Uma longa viagem
Douglas Ostruka
A aplicação do “eu-câmera” em Viajo porque preciso, volto porque te amo
Mateus Neiss
A ditadura civil-militar sob o olhar de uma criança
Laudia de Oliveira Bolzan
Em torno do ruído no cinema: O som ao redor e a ideia cinematográfica
Laís Ferreira Oliveira
Spring Breakers, de Harmony Korine: um retrato da geração dos anos 2010
Bettina Wieth Gonçalves
Sétima arte, um patrimônio cultural
Bruna Facchinello
One nation, Underwood: Netflix e a vanguarda da nova televisão
Karen K. Kremer
Seção Dom Quixote
Welles, por Bazin
Ivonete Pinto
Homens difíceis: nos bastidores das séries norte-americanas
Cíntia Langie
Abrindo os armários de Stanley Kubrick
Renato Cabral de Oliveira
Manual do Direito do Entretenimento
Liângela Xavier1
Entrevistas
ENTREVISTA: Rodrigo Grota
ENTREVISTA: Ivo Müller