Edição número 2 ano 2012
[versão na íntegra para download]
Editorial
Por que ler
Lançamos a Orson em 2011 e estamos divulgando a segunda edição.
Seção Primeiro Olhar
A novíssima onda baiana vista de longe
– a recepção do cinema da Bahia em Porto Alegre
Maria do Socorro Carvalho
O espetáculo de uma obra animada
Eliane Gordeeff
Sobre o desenvolvimento do cinema de animação no Brasil: a influência de mestres canadenses e o "método NFB"
Camila Mitiko Inagaki
Bruna Thaís de Paula
Carla Schneider
O jogo de espelhos de Jafar Panahi
Kelen Pessuto
Pacific: imperativo da performance e montagem
Guilherme Carvalho da Rosa
A mudança de olhar sobre as favelas: discursos contra preconceitos
Adriana Androvandi
Apontamentos sobre a circulação de conteúdos audiovisuais na Internet: convergência, cauda longa e transmídia
Cíntia Langie
Globo filmes para um globo público: Chico Xavier, um filme com padrão de qualidade televisivo
Flávia Seligman
Os colecionadores da arca perdida: Cultura pop e memória nas autorias do cinema
Ana Paula Penkala
O Percurso Gerativo de Sentido e o Produção Audiovisual: Uma forma alternativa de pensar a Direção Cinematográfica
Josias Pereira
Filosofia, Arte e Videoclipe
Michele Kapp Trevisan
Cinemas de rua de um certo Oriente
Ivonete Pinto
E os "fidalgos camponeses" sentaram- -se à mesa: alimento para o corpo e a alma, segundo Gabriel Axel e Clarice Lispector
Maristela Gonçalves Sousa Machado
O desenho como concepção: algumas considerações sobre o papel do storyboard na animação
Vivian Herzog
Estudo de imagens técnicas na comunicação: reflexões a partir da Teoria Crítica
Ana Maria Acker
A produção de cinema em Pelotas e a experiência da Moviola Filmes
Rafael Geber Andreazza
Fantasmas de ontem e de hoje: Características da indústria do cinema de horror nos anos 50/60 e 90/00
César Augusto Naréssi Munhoz
Almodóvar ainda habita sua própria pele
Alessandra Affortunati Martins Parente
Considerações acerca da cinematografia sob a ótica de Walter Benjamin
Joice do Prado Alves
Renan do Prado Alves
Entre documentário e ficção: Um estudo sobre sedução e manipulação da crença como recurso de divulgação a partir de Filmefobia
Isadora Ebersol
A casa de alice e a representação de uma classe sem histórias
Eduardo Resing
Seção O Processo
Expressão e identidade: Juventude enquadrada
Renato Cabral
Entre Feios, sujos e malvados e A inundação, o naturalismo da imagem-pulsão
Guilherme da Luz
O cinema de referências de Edgar Wright
José Eduardo Remiro Bonatelli
Narrativa e Formatação em roteiros de jogos eletrônicos
Tainá Ribeiro Nepomuceno
O novo e o velho modernismo no homem pós- histórico de Flusser
Augusto Dantas
Seção Profundidade de Campo
O fabuloso desígnio do audiovisual: sobre o cinema da memória, o maneirismo, as narrativas e as retóricas visuais da pós-modernidade
Ana Paula Penkala
André Darsie de Oliveira
William Caldeira
O cinema brasileiro e os personagens muçulmanos - uma história de indiferença
Ivonete Pinto
Seção Dom Quixote
Para Leigos
Adriana Androvandi
O Choque do real
Fatimarlei Lunardelli
O filme nas telas
Cíntia Langie
Animação Digital
Carla Schneider
Completar-se em rede
Guilherme da Rosa
A trajetória de Ismail Xavier
Ivonete Pinto
Seção Kane
Direção de Atores Entrevista: Rosane Svartman
Josias Pereira