Edição número 2 ano 2012
[versão na íntegra para download]

Editorial


Por que ler

Lançamos a Orson em 2011 e estamos divulgando a segunda edição.

Seção Primeiro Olhar

A novíssima onda baiana vista de longe
– a recepção do cinema da Bahia em Porto Alegre

Maria do Socorro Carvalho

O espetáculo de uma obra animada
Eliane Gordeeff

Sobre o desenvolvimento do cinema de animação no Brasil: a influência de mestres canadenses e o "método NFB"
Camila Mitiko Inagaki
Bruna Thaís de Paula
Carla Schneider


O jogo de espelhos de Jafar Panahi

Kelen Pessuto

Pacific: imperativo da performance e montagem

Guilherme Carvalho da Rosa

A mudança de olhar sobre as favelas: discursos contra preconceitos
Adriana Androvandi

Apontamentos sobre a circulação de conteúdos audiovisuais na Internet: convergência, cauda longa e transmídia
Cíntia Langie

Globo filmes para um globo público: Chico Xavier, um filme com padrão de qualidade televisivo
Flávia Seligman

Os colecionadores da arca perdida: Cultura pop e memória nas autorias do cinema
Ana Paula Penkala

O Percurso Gerativo de Sentido e o Produção Audiovisual: Uma forma alternativa de pensar a Direção Cinematográfica
Josias Pereira

Filosofia, Arte e Videoclipe
Michele Kapp Trevisan

Cinemas de rua de um certo Oriente
Ivonete Pinto

E os "fidalgos camponeses" sentaram- -se à mesa: alimento para o corpo e a alma, segundo Gabriel Axel e Clarice Lispector
Maristela Gonçalves Sousa Machado

O desenho como concepção: algumas considerações sobre o papel do storyboard na animação
Vivian Herzog

Estudo de imagens técnicas na comunicação: reflexões a partir da Teoria Crítica
Ana Maria Acker

A produção de cinema em Pelotas e a experiência da Moviola Filmes
Rafael Geber Andreazza

Fantasmas de ontem e de hoje: Características da indústria do cinema de horror nos anos 50/60 e 90/00
César Augusto Naréssi Munhoz

Almodóvar ainda habita sua própria pele
Alessandra Affortunati Martins Parente

Considerações acerca da cinematografia sob a ótica de Walter Benjamin

Joice do Prado Alves
Renan do Prado Alves

Entre documentário e ficção: Um estudo sobre sedução e manipulação da crença como recurso de divulgação a partir de Filmefobia
Isadora Ebersol

A casa de alice e a representação de uma classe sem histórias
Eduardo Resing

Seção O Processo

Expressão e identidade: Juventude enquadrada
Renato Cabral

Entre Feios, sujos e malvados e A inundação, o naturalismo da imagem-pulsão
Guilherme da Luz

O cinema de referências de Edgar Wright
José Eduardo Remiro Bonatelli

Narrativa e Formatação em roteiros de jogos eletrônicos
Tainá Ribeiro Nepomuceno


O novo e o velho modernismo no homem pós- histórico de Flusser
Augusto Dantas

Seção Profundidade de Campo

O fabuloso desígnio do audiovisual: sobre o cinema da memória, o maneirismo, as narrativas e as retóricas visuais da pós-modernidade
Ana Paula Penkala
André Darsie de Oliveira
William Caldeira

O cinema brasileiro e os personagens muçulmanos - uma história de indiferença
Ivonete Pinto 


Seção Dom Quixote

Para Leigos
Adriana Androvandi

O Choque do real
Fatimarlei Lunardelli

O filme nas telas
Cíntia Langie


Animação Digital
Carla Schneider

Completar-se em rede
Guilherme da Rosa

A trajetória de Ismail Xavier
Ivonete Pinto


Seção Kane


Direção de Atores Entrevista: Rosane Svartman
Josias Pereira