Edição número 6 ano 2014
[versão na íntegra para download]
Editorial
Por que ler
A sexta edição da ORSON traz mais uma vez um bloco temático.
Seção Primeiro Olhar - especial GÊNERO
Apontamentos sobre a representação da mulher em três filmes latinos
Ivonete Pinto
Violeta Parra, na contramão da contramão
Humberto Pereira da Silva
Mariana na cidade: uma arquitetura do feminino líquido em Medianeras
Ana Paula Penkala
Ora, ora, ora: notas sobre uma maleficência pós-feminista
Ana Paula Penkala
Seção Primeiro Olhar
Os circuitos da memória em Cidadão Kane: entre o espectador e o dispositivo
Fabio Montalvão Soares
A representação do operário em Peões
Tais Marcato
Cineclube - barricada em torno do cinema
Rodrigo A. Magalhães
Notas acerca da indústria cinematográfica brasileira: relações entre o cinema e o Estado no século XX
Marília Schramm Régio
Apontamentos sobre mercado e público para o documentário no novíssimo cinema brasileiro
Cíntia Langie
O Menino e o Mundo: quando o filme de animação emerge da poética do gesto entre o visual e o audiovisual
Carla Schneider e Vivian Herzog
Seção O Processo
O ator amador no cinema contemporâneo
Alexander Sire Lima
O novo cinema grego e sua influência na crise econômica do país
Camila Albrecht Freitas
A representação das classes sociais em O Som ao Redor
Eduardo Ribeiro
A cultura surda no episódio Andy in C minor da série Cold case
Angelina Monica Monteiro dos Santos
O método de Terrence Malick em A Árvore da vida
Jefferson Rosa Giron
Chris Marker, um pouco além de La Jetée
Adriana Yamamoto
Caméra-stylo: linguagem da direção
Carolina Monteiro Alves
Seção Dom Quixote
As reflexões em torno do Cinema Brasileiro no Século 21
Cíntia Langie
História do Cinema contada com rigor e sem ranço
Ivonete Pinto
Bazin, finalmente
Ivonete Pinto
Para pensar a imagem de arquivo através de Mal de Arquivo
Guilherme Carvalho da Rosa
Produção Cultural e Propriedade Intelectual
Liângela Xavier
Entrevistas
ENTREVISTA: Rubens Arnaldo Rewald
Josias Pereira