Edição número 6 ano 2014
[versão na íntegra para download]

Editorial


Por que ler
A sexta edição da ORSON traz mais uma vez um bloco temático.

Seção Primeiro Olhar - especial GÊNERO

Apontamentos sobre a representação da mulher em três filmes latinos
Ivonete Pinto

Violeta Parra, na contramão da contramão
Humberto Pereira da Silva

Mariana na cidade: uma arquitetura do feminino líquido em Medianeras
Ana Paula Penkala

Ora, ora, ora: notas sobre uma maleficência pós-feminista
Ana Paula Penkala

Seção Primeiro Olhar

Os circuitos da memória em Cidadão Kane: entre o espectador e o dispositivo
Fabio Montalvão Soares

A representação do operário em Peões
Tais Marcato

Cineclube - barricada em torno do cinema
Rodrigo A. Magalhães

Notas acerca da indústria cinematográfica brasileira: relações entre o cinema e o Estado no século XX
Marília Schramm Régio

Apontamentos sobre mercado e público para o documentário no novíssimo cinema brasileiro
Cíntia Langie

O Menino e o Mundo: quando o filme de animação emerge da poética do gesto entre o visual e o audiovisual
Carla Schneider e Vivian Herzog

Seção O Processo

O ator amador no cinema contemporâneo
Alexander Sire Lima

O novo cinema grego e sua influência na crise econômica do país
Camila Albrecht Freitas

A representação das classes sociais em O Som ao Redor
Eduardo Ribeiro

A cultura surda no episódio Andy in C minor da série Cold case
Angelina Monica Monteiro dos Santos

O método de Terrence Malick em A Árvore da vida
Jefferson Rosa Giron

Chris Marker, um pouco além de La Jetée
Adriana Yamamoto

Caméra-stylo: linguagem da direção
Carolina Monteiro Alves

Seção Dom Quixote

As reflexões em torno do Cinema Brasileiro no Século 21
Cíntia Langie

História do Cinema contada com rigor e sem ranço
Ivonete Pinto

Bazin, finalmente
Ivonete Pinto

Para pensar a imagem de arquivo através de Mal de Arquivo
Guilherme Carvalho da Rosa

Produção Cultural e Propriedade Intelectual
Liângela Xavier

Entrevistas

ENTREVISTA: Rubens Arnaldo Rewald
Josias Pereira