Edição número 1 ano 2011
[versão na íntegra para download]

Editorial


Por que ler

Os cursos de Cinema e Audiovisual têm a satisfação de apresentar a primeira ORSON.

Seção Primeiro Olhar

Cinema e imprensa ilustrada nos anos de 1910: a vida passa e as imagens ficam

Alice Dubina Trusz

Um olhar sobre a alteridade em
Morro do Céu

Guilherme Carvalho da Rosa

O cinema do depois: memória, nostalgia
e estéticas retroativas no cinema
pós-moderno

Ana Paula Penkala

O toque da maldade em Orson Welles
Enéas de Souza

Linguagem, filme, vídeo e poética
João Carlos Machado (Chico Machado)

Pensando a trilha sonora para audiovisual
Gerson Rios Leme

Franscisco Santos: um ilustre desconhecido
Liângela Xavier

Processo criativo e balanço do ciclo "A Filosofia e o Cinema Político"
Luís Rubira

F for Fake - Mentir para encantar
Ivonete Pinto

Visualidade pós-moderna no cinema de animação
Carla Schneider

Distribuição de curtas universitários: pró-atividade e continuidade de produção
Cíntia Langie

Seção O Processo

Elogio ao banal
Thiago Rodrigues

Alonso e o discurso sensorial
Guilherme Gonçalves da Luz

Buffalo '66 e o cinema independente norte-americano
Eduardo Resing

Por uma animação bidimensional
Carolina Gaessler

Leon Hirszman frente ao cinema brasileiro: o reconhecimento ante o esquecimento
Caio Mazzilli

Stanley Kubrick - do cineasta ao pensador
Augusto Vieira

Seção Profundidade de Campo

O cinema de animação no Brasil e o National Film Board of Canada
Carla Schneider, Camila Mitiko Inagaki e Bruna Thaís de Paula

O cinema de animação no RS e os animadores argentinos
Carla Schneider, Paula Di Palma Back, Isadora Ebersol e Eduardo Rodrigues de Souza

Lobo da Costa e o Cinema - Uma hipótese a trabalhar
Ivonete Pinto e Renato Cabral

Trajetórias do cinema no RS: Um estudo sobre a produção e a distribuição de longas-metragens no estado a partir de 2005
Cíntia Langie, Jordana Coutinho, Thiago Rodrigues e Kamila Moraes

Percurso gerativo de sentido na direção de atores: uma alternativa na direção audiovisual
Josias Pereira

Seção Dom Quixote

Choque perceptivo
Guilherme Carvalho da Rosa

Criação de curta-metragem em vídeo digital
Liângela Xavier

A crítica sem papas na língua
Marcus Mello

O Cinema e a Encenação
Ivonete Pinto

The Foley Grail: the art of performing sound for film, games, and animation
Gerson Rios Leme

Dramaturgia de Série de Animação
Carla Schneider

Desvendando os quadrinhos
Cíntia Langie

Seção Kane

Entrevista - Direção de Atores em Foco: Sandra Werneck e a arte de ouvir o ator
Josias Pereira