Edição número 11 ano 2016
[versão na íntegra para download]
Editorial
Por que ler
Na Orson 11, é preciso olhar para as produções fora do eixo hegemônico.
DOSSIÊ CINEMATOGRAFIAS PERIFÉRICAS
Desencanto y posmodernismo de oposición en Japón y otros filmes latinoamericanos de los 2000
Justo Planas
Branco Sai, Preto Fica: perspectiva subalterna no cinema contemporâneo
Carlos Eduardo Ribeiro
Fernando de Figueiredo Balieiro
Viejo calavera e um personagem marginal
Ivonete Pinto
O não-ator cocriador no argentino Primeiro janeiro
Maurício Vassali
O periférico, porém vigoroso cinema sueco
João Nunes
Neon, arquitetura e antropofagia: arte e política de uma cinematografia brasileira da contemplação
Ana Paula Penkala
O Abraço da Serpente confronta ciência e ritos ancestrais
Humberto Pereira da Silva
Seção Primeiro Olhar
Arquivos e a memória audiovisual nas mídias (digitais)
Michael A. Kerr
Atenção flutuante, dispersão e séries como metodologia para estudos desconstrucionistas do audiovisual
Alexandre Rocha da Silva
André Corrêa da Silva de Araújo
Cássio de Borba Lucas
Luiza Müller
Protocolos de leitura em O Leitor: inesquecíveis iniciações
Bene Martins
Fábio Limah
As imagens das palavras na preparação de atores para cinema
Vagner de Souza Vargas
Josias Pereira
Vania Dall Ponte
Mariana Vargas Gaudenzi
Denise Marcos Bussoletti
Seção O Processo
A mulher no cinema e na mídia: objetificação, poder e violência
Priscylla Kethellen Viana
Entre o verbo e as visões: a força poéticodocumental de Estamira
Noédson Conceição Santos
Papéis sociais e a incomunicabilidade em O Deserto Vermelho
Matheus Strelow Saraiva
O transitório em O Céu de Suely
Douglas Ostruca
Seção Dom Quixote
O observador emblemático do século XIX
Guilherme Carvalho da Rosa
Precisamos falar de Glauber Rocha
Ivonete Pinto
Os 100 melhores filmes brasileiros
Carla Schneider
Entrevistas
Entrevista: Vânia Catani
Ivonete Pinto
Entrevista: Rosaria
Carla Schneider