Edição número 11 ano 2016
[versão na íntegra para download]

Editorial


Por que ler
Na Orson 11, é preciso olhar para as produções fora do eixo hegemônico.

DOSSIÊ CINEMATOGRAFIAS PERIFÉRICAS

Desencanto y posmodernismo de oposición en Japón y otros filmes latinoamericanos de los 2000
Justo Planas

Branco Sai, Preto Fica: perspectiva subalterna no cinema contemporâneo
Carlos Eduardo Ribeiro

Fernando de Figueiredo Balieiro

Viejo calavera e um personagem marginal
Ivonete Pinto

O não-ator cocriador no argentino Primeiro janeiro
Maurício Vassali

O periférico, porém vigoroso cinema sueco
João Nunes


Neon, arquitetura e antropofagia: arte e política de uma cinematografia brasileira da contemplação
Ana Paula Penkala

O Abraço da Serpente confronta ciência e ritos ancestrais
Humberto Pereira da Silva

Seção Primeiro Olhar

Arquivos e a memória audiovisual nas mídias (digitais)
Michael A. Kerr

Atenção flutuante, dispersão e séries como metodologia para estudos desconstrucionistas do audiovisual
Alexandre Rocha da Silva
André Corrêa da Silva de Araújo
Cássio de Borba Lucas
Luiza Müller

Protocolos de leitura em O Leitor: inesquecíveis iniciações
Bene Martins
Fábio Limah

As imagens das palavras na preparação de atores para cinema
Vagner de Souza Vargas
Josias Pereira
Vania Dall Ponte
Mariana Vargas Gaudenzi
Denise Marcos Bussoletti

Seção O Processo

A mulher no cinema e na mídia: objetificação, poder e violência
Priscylla Kethellen Viana

Entre o verbo e as visões: a força poéticodocumental de Estamira
Noédson Conceição Santos

Papéis sociais e a incomunicabilidade em O Deserto Vermelho
Matheus Strelow Saraiva


O transitório em O Céu de Suely
Douglas Ostruca

Seção Dom Quixote

O observador emblemático do século XIX
Guilherme Carvalho da Rosa

Precisamos falar de Glauber Rocha
Ivonete Pinto

Os 100 melhores filmes brasileiros
Carla Schneider

Entrevistas

Entrevista: Vânia Catani
Ivonete Pinto

Entrevista: Rosaria
Carla Schneider